Aliança ! História e significado

Um dos maiores símbolos do amor de um casal é sem sombra de dúvidas a aliança. Ela é a peça que você acrescenta na mão direita logo que aceita um pedido de casamento e que simboliza, união, amor, pertença, sim, por que ao utilizar um anel, você diz para o mundo que o seu coração e o seu futuro tem "Dono", pertencem aquele ou aquela que você escolheu. É uma aliança de vida.

Mas você sabe a origem desse símbolo? 

Os hindus foram os primeiros a utilizar alianças de casamento, basicamente servia apenas para marcar a noiva de que ela havia sido vendida para alguém, era uma espécie de certificado de compra. O anel não necessariamente era colocado somente nas mãos, mas também nos pés da pessoa.

Posteriormente, foram os Romanos que definiram o quarto dedo da mão esquerda como o dedo da aliança, acreditando, erroneamente, que por ele passava uma veia (veia d’amore) que seguia diretamente para o coração.




Para os hebreus, o ato de dar o anel simboliza a transferência de poder e autoridade. O noivo simbolicamente transfere à sua nova esposa a autoridade sobre seu lar e tudo que se encontra nele. Então tudo será repartido. O anel também representa a proteção que o homem dá a sua mulher; assim como o anel envolve o dedo, também sua aura de proteção envolve a esposa. A aliança simboliza a confiança e lealdade que envolve o casal pelo resto de sua vida. A aliança circular não tem começo nem fim, é um pronuncio da continuidade do amor, ao longo da vida matrimonial.

O uso das alianças, no cristianismo, se popularizou somente após o século IX com o Papa Inocente III. Ele declarou que deveria haver um período de espera que deveria ser observado entre o pedido de casamento e a realização da cerimônia matrimonial. É por isso que hoje existe um anel de noivado e depois a aliança de casamento no catolicismo. 

Um dos primeiros casos da utilização das alianças no cristianismo ocorreu em 1477, quando o Arquiduque Maxiliano, da Aústria, presenteou Mary Burgundy com um anel de diamante.
O diamante das alianças passou a representar a solidez do relacionamento, porque, a pedra além de valiosa é resistente. 

Amannda Oliveira

Comentários

  1. Oi! O blog está lindo.
    Dica de Maria:a aliança é uma marca forte em relação à sociedade, mas a verdadeira aliança está no compromisso do casal, é a confiança que ambos tem um no outro. Essa é poderosíssima! Pensem nisto.

    ResponderExcluir

Postar um comentário