A origem do Véu da Noiva


O casamento é recheado de tradição e muitas vezes de superstição. Usar vestido de noiva branco e vestir o véu fazem parte dessa tradição. Mas por que usar o véu?  
Na Grécia antiga o véu era usado como uma forma de proteger a noiva do mau olhado e também dos admiradores, enquanto que na Idade Média ele era utilizado como uma das partes do vestuário feminino e era um símbolo de nobreza. Quanto maior o véu, maior era a riqueza, apesar de também ser utilizado para proteger a pele das nobres do sol.

O famoso véu branco é também um símbolo de pureza. Se pensarmos na figura de Maria (mãe de Jesus), ela sempre é representada com um véu. Visualmente, ele passa um ar angelical e o uso dele, assim como o vestido branco, significa pureza e virgindade.


Dizem as más línguas que a outra explicação para o uso do véu é que ele era utilizado antigamente com o objetivo de esconder o rosto da mulher ao futuro marido até que o casamento fosse pronunciado. Essa tradição permitia ao homem dizer o famoso “sim” sem ter ideia da aparência física da sua noiva.
Ainda bem que os costumes de hoje são diferentes e não precisamos nos esconder do marido antes do casamento! 

Amannda Oliveira

Comentários