Despesas de um Casamento na ponta do lápis

Foto: Divulgação Internet

Casamento é a realização de um sonho de duas pessoas que se amam e que querem compartilhar a vida com o outro, mas se não tivermos cuidado, o casamento pode virar um pesadelo. Vou explicar por que.
Sonhar com o casamento é a melhor coisa do mundo, mas quando começamos a colocar no papel as despesas da festa, temos a impressão imediata de que não vamos dar conta do recado.
O ideal para não perder-se em meio aos gastos, é relacionar as despesas que você vai ter com a sua festa.
Antigamente toda a despesa de um casamento ficava por conta dos pais da noiva, enquanto a família do noivo com as custas da moradia nova e da lua de mel. Hoje as despesas da festa, enxoval , lua de mel e moradia são por conta dos noivos. Tudo tem sido dividido de forma igual. 

No meu caso e do meu noivo nós dividimos tudo, e nada em feito sem comum acordo e vontade dos dois. Em primeiro lugar, veja quanto vocês tem para gastar, em seguida, faça o levantamento do número de convidados que é uma das coisas mais difíceis que fiz na vida. Tendo a mão o número de convidados, faça os orçamentos e planeje o seu casamento. Logo, planeje o seu casamento pensando sempre em quanto dispõe para o mesmo. 

Em termos gerais, as maiores despesas de um casamento são com buffet e serviço de Fotografia e Filmagem. Se  um ou os dois são fascinados por fotografia, como é o nosso caso, pode-se fazer um planejamento financeiro voltado para que a Fotografia tenham uma parcela maior do que o previsto, assim os demais contratos deverão ser reduzidos um pouco para compensar. Eu por exemplo, detesto ser filmada e o meu noivo optou comigo por realizar fotografia e não filmagem. 

Para auxiliar os seus gastos, relacione os custos básicos que são:


- Igreja e registro civil: decoração, música, taxas e despesas com a documentação;
- Recepção: bebidas, buffet, bolo, doces, decoração, ambientação, música, iluminação, taxas;
- Organização: cerimonial e planejamento;
- Trajes: traje do noivo, vestido da noivas, damas e pajens;
- Acessórios: alianças, brincos, grinalda, sapatos, véu, bracelete e afins;
- Convites: confecção, caligrafia e envio;
- Cuidados especiais: maquiagem e cabelo, dia do noivo e da noiva;
- Registro: fotografia e filmagem;
- Outros: adereços, segurança, garçon, bartender, carro da noiva, lembrancinhas, lua de mel, núpcias, chá de panela/bar.

O ideal é relacionar o que é prioridade e ir efetuando o pagamento por etapas.

Tem hora que dá um certo desespero, mas tenho certeza, que vai valer a pena.

Amannda Oliveira

Comentários