Superstições no Casamento: Algo velho, algo novo, algo emprestado, algo azul


O casamento é um ritual repleto de simbologia para dar sorte. Uma delas teve origem na Inglaterra, na época Vitoriana.  Onde a noiva usaria algo velho, algo novo , algo emprestado e algo azul.

A frase original em inglês é:
“Something old, something new,
something borrowed, something blue”.

Algo velho
Faz referência direta às relações familiares da noiva e à sua vida antes do casamento. Geralmente a noiva usa uma jóia de família, o vestido ou véu que foi de sua mãe ou avó. 

Algo novo
A peça de roupa ou assessório novo representa a sorte, o sucesso e sua esperança de vida nova à sua frente. Pode ser uma jóia, o sapato, a roupa íntima ou a menos que você esteja usando o vestido da sua mãe.

Algo emprestado
Pretende ser um item emprestado de uma amiga, amigo ou membro da família cujo casamento você admira e tem esperança em que seja parecido. Ele também lembra a noiva que ela pode contar com os amigos e familiares para aconselhar e caminhar com o casal.

Algo azul
“Algo azul” simboliza o amor, pureza e fidelidade. Antes do final do século 19, azul era uma cor popular para vestidos de casamento (você pode imaginar isso ?!?!).
Através dos tempos, a tradição evoluiu, passando do uso da roupa azul para uma faixa azul amarrada na cintura da noiva, uma roupa íntima azul ou algum outro detalhe. Além disso, acreditava-se também que a peça azul “cortaria a inveja” das moças solteiras.
A peça azul que representaria a fidelidade e a pureza, poderia ser um broche ou até mesmo um sapato. 

Amannda Oliveira

Comentários